terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Biberões: tamanho, tetinas, limpeza, esterilização, arrumação


Em algum momento e se o nosso bebe não o rejeita, temos de começar a dar os liquidos no biberão. 

Quais são as partes do biberão?

- Tampa
- Tetina
- Argola que evita o vasamento
- Biberão



Existem vários tamanhos e tipos de acordo as nossas necessidades. Eu utilizo os da Avent, por isso amostro a seguinte informação



O biberão pequeno de 125 ml é apartir dos 0+, admito que nunca dei leite, mas sim água nesse tamanho, ou até quando fazia a extracção com a bomba da amamentação.

Depois existe um tamanho acima de 260 ml, a partir do 1+. Neste caso, estes biberões têm uma argola no interior para evitar que o leite vaze, convém limpá-lo muito bem para evitar a formação de bolor a volta disso.

O biberão de 330 ml é o maior.

Em relação as tetinas existem de vários tamanhos, estão marcadas com números 1,2,3 conforme o tamanho do buraquinho onde vai sair o leite.

Por vezes tal buraquinho não é suficiente e o bebe cansa-se de sugar, eu abri um pouco mais com ajuda de calor, é claro que se abrir-mos muito pode rachar e ficar com um túnel, também é preciso ter cuidado e evitar que o bebe se engasgue com o fluxo de liquido.

No quadro estão os diferentes tamanhos de tetinas.

Para limpar o biberão podemos utilizar uma escova e um pouco de sabão, removendo-o bem com água corrente

Quando os bebés são muito pequenos a limpeza com o sabão e a escova não é suficiente, porque também será preciso esterilizar.

A esterilização consiste em submeter os biberões a calor, para assim matar tudo tipo de bactérias que possam estar presentes.

Existem vários tipos de esterilizadores:

- Os de microondas
- Os eléctricos
No caso dos eléctricos (que foi o que utilizei), é muito prático o seu funcionamento. Só devemos colocar água na base do esterilizador (eu deitava água potável), depois os biberões e as tetinas e tampas separadas, fechamos a tampa do esterilizador e clicamos no botão, vai aquecer durante 10 minutos e depois deixá-mos lá até arrefecer. É prático e seguro.

Antigamente a falta dos esterilizadores, normalmente fervia-se água com os biberões e as suas partes dentro e depois deixava-se arrefecer. 



Para arrumar os biberões, recomendo colocar as tetinas e tampas separadas do biberão e este virado para baixo, assim evitamos que fiquem com mau cheiro. 


Sem comentários:

Enviar um comentário