quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O sono do bebe


Um dos temas que para mim foi e continua sendo um dos mais difíceis. 

Desde o nascimento e enquanto estive no hospital o meu filho não dormia só chorava, bastava as enfermeiras dizer que era fome, só para não o ouvir...Tanto que ficava duas horas pendurado a mamar e continuava a chorar...

Deram-lhe até um biberão de leite, umas gotas de glucose que dizem que os acalmam, e nem assim conseguia dormir.

Até que uma enfermeira, que até hoje eu abençoou porque conseguiu fazer me perceber algo muito lógico mas que no momento e pela falta de experiência não sabemos como solucionar. E foi então que ela me disse..."O bebe dentro do útero esta à temperatura do nosso corpo, mesmo que ele esteja com as roupinhas quentinhas, não esta habituado a sentir frio, e toda a liberdade que lhe da o mundo exterior", Foi então que ela pegou numa das mantas e o embrulhou (chamo eu de tabaquinho), bem amarradinho e la adormeceu ele na sua paz.

Ao chegar a casa bem me lembro de o embrulhar todas as vezes assim para dormir, até a mantinha ficar com o seu próprio cheiro, que eles reconhecem, e depois se queremos lavar já torna problema lol.

Até os 4 meses o meu filho dormiu bem, mas depois que comecei a alimentação com leite de formula e papas, o sono voltou a virar pesadelo, já nem a mantinha era a minha amiga... Ora eram cólicas, ora era os barulhinhos que aprendia a fazer e ficava a repetir vezes sem conta, ora era querer colinho, em fim...Chegou a fase dos dentes e ainda ficou pior!!. Choro, dor, queixas, em fim...

Durante 4 meses mais todas as noites era um sofrimento, até que la fui eu investigando e descobri que a banana é um sonífero natural, quer dizer, ajuda a dormir. Na hora do jantar, quando já dava sopa e fruta, la fui eu e dei compota de banana. Essa noite dormi que nem uma maravilha, até acordei de madrugada espantada em como ele ainda estava a dormir, hehehe.

Na verdade, pode ter sido como não o efeito da banana, mas algo funcionou.

Deixo cá uma lista das coisas que fiz para tentar ajudar meu filho a adormecer:

1. Embrulha lo numa manta tipo "tabaquinho"
2. Dar uma banho antes de o deitar
3. Fazer uma massagem com óleo de amêndoas doces no corpo
4. Dar uma chucha para ele acalmar-se e depois tirar quando adormecer
5. Dar compota de banana antes de dormir
6. Dar uma babita ou mantinha para ele abraçar
7. Pôr uma musica suave perto dele

É claro que como em muitos sites dizem..."é preciso criar uma rotina para dormir", alguns bebes aceitam e precisam de rotinas, mas outros nem por isso. Digo-o pelo meu, porque não há nada que faça igual de um dia para outro que funcione da mesma forma e surja o mesmo efeito.



Sem comentários:

Enviar um comentário