sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

As 4 primeiras frutas que podemos dar ao bebe

Quando entramos na alimentação complementar, os primeiros frutos que podemos dar ao bebe são:


A maça: Esta é rica em vitaminas A, B1, B2, C, ácido fólico, e minerais como o ferro e o cálcio. É uma fruta que não tem alergénos como por exemplo o morango. Além de nutritiva a sua textura e sabor permite ser aceite de melhor forma pelos bebes.

Podemos dar a maçã cozida feita puré, assada, ou misturada com outras frutas no mesmo puré

A pêra: Rica em vitamina C, potássio, cálcio e fibra, permite a regulação do intestino. É uma fruta suave e doce facilmente aceite pelo bebe, quando madura e após os 6 meses podemos dar pedacinhos para o bebe chupar e praticar a mastigação 


 A papaia: é uma fruta interessante porque além de ser rica em vitaminas e minerais, também tem uma substância chamada de licopeno, que impede e repara os danos às células causados pelos radicais livres. A medida que esta fruta esteja mais madura maior será a concentração dos nutrientes.

Só por quem quiser saber a influência dos radicais livres no nosso corpo, deixo cá a explicação:

"Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e estresse. São altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares".

Pode-se dar a papaia esmagada e em puré


E finalmente a banana: a superfruta rica em muitas vitaminas como A, C, B9 (ácido fólico), B2 (Riboflavina), entre outros e minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro, é a mais saborosa e nutritiva fruta que podemos dar ao nosso bebe.
Esmagada ou em puré, misturada com outras frutas é um ótimo alimento.
Como já tinha referido no tópico do sono do bebe, a banana, é um sonífero natural.
É graças ao potássio e o magnésio presente na banana que actúam como relaxantes musculares naturais que ajudam a dormir melhor, assim como possúe dois hormónios muito importantes para o metabolismo cerebral como o são a serotonina e a melanina que também ajudam a dormir.

Sem comentários:

Enviar um comentário