quarta-feira, 27 de abril de 2016

Curvas de crescimento infantil

As curvas de crescimento são indicadores que nos permitem avaliar factores como o peso, tamanho e perímetro cefálico tanto nos bebés como crianças e adolescentes.

Estes valores são indicados numas tabelas com curvas que variam de vários percentis. Mas, como podemos interpretar esses percentis de acordo a idade do bebé ou criança?

Os percentis são valores utilizados como referência que nos dizem qual é a percentagem da população com o mesmo sexo e idade, que tenha um valor superior, inferior ou igual com relação às nossas medições.

Por exemplo: um bebé de 11 meses do sexo masculino que tenha 10 Kg terá um percentil de 50, isto quer dizer, que em 100 crianças do mesmo sexo e idade, 50 por cento terão o mesmo peso ou menos, e os outros 50 por cento pesarão mais do que ele.

Deve-se ter em conta que estes valores são de referência e cada criança tem o seu próprio desenvolvimento. Também poderão haver acelerações e desacelerações de crescimento ou peso, sem indicar que seja algum problema.

Um bebé com peso no percentil 95 e tamanho no mesmo percentil, não é indicativo de excesso de peso, porque o seu indice de massa corporal será adequado conforme a sua estatura. Se o bebé tiver um percentil menor e peso no percentil 95, pode indicar excesso de peso, isto é, o peso é demais para a estatura. O que se pretende é ter valores correlacionados. 



Sem comentários:

Enviar um comentário