quinta-feira, 28 de abril de 2016

A febre nos bebés, o que se deve saber?


A febre é algo que produz desespero, sobretudo quando não sabemos a que se deve. Nestes momentos é preciso medir frequentemente a temperatura e ter a mão a medicação que tenha sido indicada pelo pediatra ou o contacto do mesmo.

Há vários factores que se devem saber em relação à febre:

1. É considerado estado febril a partir dos 37,5ºC medido debaixo do braço.



2. A febre pode ter vários motivos, entre eles: 

- Febre viral: causada por um virus, como a gripe, que normalmente passa em 3 dias e não necessita antibióticos

- Febre bacteriana: causada por bacterias e pode-se extender por mais dias, podem ser otites, faringites, laringites, amigdalites, entre outros. Deve ser medicado com antibióticos.

- Febre por reacções medicamentosas: causada por vacinas, normalmente passa após administração de um antipirético ou antitérmico como o benuron.

- Outros tipos de febres: causadas por traumatismos, reacções alimentares, devem ser recorrido ao pediatra o mais rápido possível.

3. Febre em bebés com menos de 3 meses são preocupantes e devem ser supervisionadas por médicos para realizar análises e descartar meningites e outras infecções. Não auto medique o bebé

4. A febre produz desidratação, convém dar muitos líquidos ao bebé, se ainda estiver a mamar, devemos aumentar a frequência das mamadas.

5. É preciso eliminar o que causa a febre, não só baixar a temperatura, que básicamente é uma consequência do virus, infecção ou problema que se tem no corpo.

6. A febre é uma resposta do sistema imunitário em defesa do organismo contra o agressor, quando o corpo tem febre quer dizer que esta a funcionar bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário