GUIA DA AMAMENTAÇÃO

A amamentação é um processo fisiológico, que consiste em alimentar ao bebé com o leite materno. 

Nesta guia vamos falar em tudo o relacionado a este processo da amamentação, desde como se produz o leite, até o desmame.

1. Como começa este processo no organismo da mulher, antes de ter o bebé?

A partir do segundo trimestre da gravidez, a prolactina e o lactogênio, hormônios encarregados na produção do leite, aumentam até 20 vezes à sua actividade no organismo, preparando-o para a altura do parto.

Esta actividade consiste no aumento do tamanho dos canais ou ductos lactíferos e formação de ductos menores, por onde irá passar o leite até o mamilo. E no estímulo dos alvéolos onde será produzido o mesmo.




Porque a mãe não segrega leite antes do bebé nascer? Porque a alta taxa de estrogênio presente no organismo da mesma impede a libertação do leite. Só após o nascimento é que esta taxa baixa e o leite pode sair. É por isto que se o bebé é prematuro, a mulher pode amamentá-lo, já que todo o sistema da produção do leite começa desde o inicio do segundo trimestre da gravidez.

Durante a gravidez se produzem mudanças nas glándulas mamarias, como sinal de todo este processo que esta acontecer no corpo. Essas mudanças são: mamilos escuros, areolas maiores, aumento do tamanho da mama e pequenas bolinhas (tubérculos de montgomery) ao redor da aréola, que durante a amamentação irão ajudar a lubrificar e limpar a zona.




2. Como se produz o leite?

Após o nascimento do bebé e depois que é retirada a placenta, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, o que é um sinal para o cerebro para que a hipófise liberte maior quantidade de prolactina, que vai através da corrente sanguínea até os alvéolos mamarios, dando o sinal de que devem começar a produzir o leite. 

O leite produzido nos alvéolos passa por um conjunto de ductos até chegar aos lóbulos, que são reservatórios de leite localizados por baixo das areolas. Cada mama tem entre 15 a 20 lóbulos. 

Nos primeiros dias após o nascimento do bebé, surge o colostro, um líquido transparente e viscoso, rico em proteínas e anticorpos. Este liquido prepara ao mesmo tempo todas as partes das glândulas mamárias para a passagem do leite até os lóbulos e finalmente a sua saída pelo mamilo.



3. O que é a apojadura?

Esta palavra pouco conhecida, mas que toda a gente sabe o que é indirectamente, e digo isto porque se o chamar "descida do leite" já sabemos logo o que é.

A apojadura é o fenómeno que se produz por volta do terceiro dia após o nascimento do bebé, em que se passa da produção do colostro à produção do leite materno.

Este fenómeno é produzido pela acção das hormonas, que dilatam os alvéolos mamarios, permitindo a saída do leite. Tudo isto gerado pelo estímulo do bebé ao fazer a sucção.

Quais são os sintomas da apojadura?
- Dôr
- Calor
- Pressão

Para aliviar estes sintomas podemos fazer massagens circulares na mama, não pôr panos quentes nem frios, e deixar o bebé mamar.


4. A pega: como posicionar a boca do bebé na mama

Para começar, devemos ter em consideração a nossa postura, devemos ter as costas apoiadas e relaxadas, as pernas confortáveis e se necessário usar uma almofada para apoiar o bebé.

O bebé deve ir ao mamilo, não o mamilo ao bebé.

Depois de bem posicionado, a pega deverá ser feita com a boca do bebé abocanhando toda a aréola, o seu queixo deve tocar a mama e a sua cabeça estar reclinada para trás. A boca deverá ficar com os labios virados para fora.


Para confirmar se a pega esta certa, não deve doer, se dói é que qualquer coisa esta errada e devemos começar de novo. Embora no inicio, como os mamilos não estão habituados a esta fricção e sucção constante e saída de leite, por vezes ficam rachados, doridos, até podem romper se e criar infecções nos casos mais graves. É por isso que procurei "ajudinhas" para aliviar o desconforto:

1- Limpar o mamilo com o próprio leite para o hidratar


2- Utilizar cremes ricos em lanolina, esta substancia é uma cera natural que pode ser consumida pelo bebe sem riscos e que ao mesmo tempo hidrata e ajuda na flexibilidade da pele do mamilo.


Aconselho a "LANSINOH", é muito espessa mas facilita imenso a amamentação e a extracção do leite com a bomba, ajuda a não rasgar a pele e manté-la hidratada. 


Algumas das posições que se podem fazer para dar de mamar ao bebé são:

5. Propriedades do leite materno

O leite materno é composto por: 
- 87% de água
- Material nitrogenado (proteína do soro e caseína)
- Carboidratos: lactose
- Lipídeos
- Minerais
- Vitaminas: A - B1 - B2 - B6 - C - E - K - Niacina
- Componentes imunoprotetores

Os benefícios do leite materno no bebé são:

- Protege e imuniza o organismo do bebé contra hipertensão, diabetes, obesidade, desnutrição, doenças alérgicas, infecções respiratórias, otites e morte súbita
- Tem todos os nutrientes necessários para a boa alimentação do bebé
- Beneficia a relação mãe-filho
- Vantagens em relação a outros leites:




5. A amamentação e a primeira menstruação


Depois que o bebe nasce e começa a amamentação, no corpo são libertadas dois hormonios: a prolactina e a oxitocina

A prolactina é a encarregada de produzir o leite,  e a oxitocina ajuda a contrair o útero.
  
Devido a isto o nosso corpo não ovula e por isso não temos a menstruação.

Aquele sangramento que se tem logo após o parto, são os chamados loquios,  que não pode ser considerada  menstruação mas sim uma limpeza que o nosso corpo faz para eliminar resíduos de sangue e tecidos da gravidez.

A primeira menstruação só vem depois que as hormonas vão se regularizando. 
6. A pílula da amamentação



O seu efeito é inhibir a ovulação mas sem passar hormónios ao bebé pelo leite.  A toma tem que ser feita continuamente sem pausa. Normalmente deve ser tomada 21 dias após o parto



7. O desmame




Um dos assuntos muito pouco falados é o desmame, aquela altura em que ou o nosso leite começa a secar, ou começa a não satisfazer as necessidades do nosso bebé, ou mesmo porque ele o rejeita.

O que devemos fazer então nesta situação para evitar caroços, dor e secar o leite sem necessidade de medicação

1. Reconhecer quando o nosso bebé da sinais de insatisfação, isto é, mesmo mamando a livre demanda durante vários dias continua a chorar e a pedir mais. Quando vê com interesse o que nós comemos ou simplesmente quando vira a face e não quer mamar.

2. O nosso corpo entende quando não há que produzir mais leite, mas este processo não é imediato e por tanto pode-se acumular e encaroçar várias vezes, é claro que se coloca-mos o bebe a mamar vamos continuar estimulando, assim como se usamos a bomba de leite, por isso, convém ir diminuindo as mamadas fazendo o seguinte:

Na primeira semana da-mos de mamar, mas numa das refeições da-mos biberão. Na segunda semana, duas refeições de biberão, sempre espaçando, por exemplo:

Leite materno - Leite fórmula - Leite materno - Leite fórmula - Leite materno.

Ter em atenção que irão a passar mais de 4 horas entre uma mamada e outra devido a que da-mos no meio leite de fórmula, quando passa mais do que 6 horas, os nossos ovários começam a ovular, por isso, se estiver a usar pílula tudo bem, mas senão, convém usar outro tipo de protecção.

Na terceira semana, reduzimos mais uma refeição. E assim sucessivamente, até que vamos espaçando os dias também. Por exemplo: se damos na segunda, ficamos na terça sem dar, depois da-mos na quarta, e assim sucessivamente (isto depois que cheguemos a altura de só dar uma refeição de leite materno por dia).

Este é um processo que demora, mas é muito mais saudável e não é tão agressivo na hora de fazer o desmame, nem para o bebe nem para nós.

É claro que por vezes pode acontecer que o leite se encaroça e não aguentamos a dor mas ainda não esta na altura do dia de dar o leite materno, então podemos usar a bomba só até aliviar, sem extrair completamente e vamos colocando panos com água quente e massajando, para descaroçar.

O nosso corpo entende que a menos estímulo, menos produção de leite e irá secando progressivamente.



1 comentário:

  1. Me chamo Marcos adoro a prática da amamentação adulta. Caso alguma mulher lactante necessite de alguém para a sucção de leite para se evitar o empedramento nos seios pode me contactar. Serei carinhoso e discreto.
    Sou de BH
    Meu e-mail: oliveiraalmeida66@yahoo.com

    ResponderEliminar