domingo, 3 de abril de 2016

Deixar o bebé só para fazer as coisas da casa?



Quando chegamos da maternidade, além de todos os nossos medos e inseguranças sobre como virá a ser tudo. Algo que faz confusão é se podemos deixar os bebés sós para que possamos ir tomar banho, limpar a casa, etc.

É claro que o medo de se acontecerá algo com o bebé deixando-o sozinho, as vezes não nos deixa apartarnos dele, mas, é importante continuar com a vida normalmente, assim como ter uns minutos para nós próprios faz bem e é necessário. Ir a casa de banho é necessário, fazer as limpezas igual, por isso, há formas de continuar a nossa vida diária sem ter de ter medo de deixar o nosso bebé só.

Quando o bebé é pequeno e mal se movimenta, podemos deixá-lo no berço deitadinho barriga para cima, tendo em atenção que os lençóis da cama não o atrapalhem ou sejam um risco para ele. Se o bebé e maiorzinho e já se movimenta bastante mas ainda não caminha, igualmente podemos colocá-lo no berço ou no parque com brinquedos seguros (os quais sabemos que não poderá engolir), vendo a televisão, e claro afastar tudo o que possa ser perigo para ele.

Não tem mal deixar o nosso bebé só por momentos, não estamos a abandoná-lo, nem quer dizer que não estamos preocupados ou atentos com ele. O bebé precisa também sentir o seu espaço ao igual os pais precisam de ter o seu para fazer as coisas.

Se pensamos bem, quando dormimos ele ficará só no berço e nos adormecemos não temos noção se ele acordará a brincar durante a noite se ele não nos acordar. É importante é afastar os possíveis perigos, pensar como uma criança facilita esta tarefa.

Com isto não quer dizer que concordo com deixar os bebés e crianças sozinhas em casa, pelo contrário. Uma coisa é deixar só no berço ou parque por momentos, para fazer as nossas necessidades, outra deixá-lo sozinho e sair de casa. É claro que tudo tem os seus limites e há que ter senso comum.


Sem comentários:

Enviar um comentário