quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Experiência de puerpério


Antes de começar a falar na experiência da maternidade, achei conveniente falar no puerpério, aqueles dias após o parto, que nalgumas mulheres não sentem nada, mas no meu caso foi o mais doloroso (sem vontade de assustar ninguém)
Após um parto natural com anestesia epidural e longos tempos a fazer força, tive o meu bebe de 3,200 Kgs. Como estava no hospital e lá fazem a medicação para as dores e demais, não se tem a real noção do que se esta a passar no nosso corpo. Assim que cheguei a casa comecei a reparar que tinha hemorróidas internas e externas, assim como um dos pontos da episiotomia (corte que fazem para ajudar ao bebe nascer), estava a doer também, e a localização dele estava mesmo perto do ânus, ou seja, tudo junto…
Esse primeiro mês após o parto foi um dos mais difíceis mas graças a umas “ajudinhas” que cá vou dizer, as dores e tudo foi passando gradualmente.
Primeiramente, as hemorróidas, como eram internas e externas, não conseguia ir bem a casa de banho, a dor e o andar à “Cow Boy” era demais. Foi então, que me falaram da Aloe Vera!.


Como é que a utilizo?

Cortamos uma folha, descascamos e colocamos no liquidificador aquele gel transparente, vai ficar como espumoso, mas é normal. Depois guardamos num recipiente no frigorífico. A cada ida a casa de banho (incluindo urinar), lavamos a zona com agua fria e aplicamos aquele gel frio, deixando-o atuar, não se sente pegajoso. É preciso ser persistente para a aloe vera fazer o seu efeito analgésico e anti-inflamatório. Recomendo pelo menos uma semana de tratamento.


Seguindo com a dor que tive no ponto da episiotomia, só posso dizer que foi diminuindo após que as hemorróidas passaram, mas é claro que analgésicos ajudaram, gelo e repouso.
Outra ajudinha que serviu muito na hora se sentar-me foi fazer uma “boia” com uma toalha para assim não apoiar a zona directamente na superfície plana o que faz repuxar a pele e ainda doer mais.
Forracao_Assento_Higienica
Também não podia deixar de falar dos lóquios ou a menstruação post-parto, no meu caso demorou 3 semanas, diminuindo de intensidade. Sobretudo por causa disto, recomendo bastante lavar a zona cada vez que vamos a casa de banho, para evitar infecções.
Muitas pessoas falaram-me que usar betadine ajuda a evitar infecções e cicatriza rapidamente, mas eu não utilizei.
A amamentação falarei em outro tópico, especificando tudo o que me foi úti

2 comentários: