quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Amamentação

Continuando com o tópico da Experiência do puerpério (http://sosbebeblog1.blogspot.pt/2016/02/experiencia-de-puerperio.html), começo agora por falar na amamentação. Um tema que para muitas trás curiosidade.

A partir do momento em que o bebe nasceu foi-me perguntado se iria amamentá-lo, o qual disse que sim. Eles colocam-no e instintivamente o bebé procura o mamilo e começa a sugar.


A sensação da tal sucção nos primeiros momentos é de uma mistura entre cócegas e impressão, é nesta altura em que é dado ao bebe o colostro, aquele liquido transparente que contem imensas defesas importantes.


Depois de uns dias, passa-se pelo que chamam comummente "Descida do leite", pelo menos eu o que senti foi calor no corpo como se se trata-se de uma febre interna, as mamas começam a ficar cada vez maiores e mais tensas, o qual alivia-se quando o bebe é amamentado. Nesse momento o sugar já não faz cócegas mas sim uma dor forte que vem de dentro para fora, que parece ser o leite a passar pelos finos condutos até sair.


Como os mamilos não estão habituados a esta fricção e sucção constante e saída de leite, por vezes ficam rachados, doridos, até podem romper se e criar infecções nos casos mais graves. É por isso que procurei "ajudinhas" para aliviar o desconforto:


1- Limpar o mamilo com o próprio leite para o hidratar


2- Utilizar cremes ricos em lanolina, esta substancia é uma cera natural que pode ser consumida pelo bebe sem riscos e que ao mesmo tempo hidrata e ajuda na flexibilidade da pele do mamilo.


Aconselho a "LANSINOH", é muito espessa mas facilita imenso a amamentação e a extracção do leite com a bomba, ajuda a não rasgar a pele e manté-la hidratada. Não é barata mas vale muito a pena.


3- Em relação às bombas de amamentar: para quem não tem possibilidades de ter uma bomba eléctrica, que na verdade só acho útil para quem tem que tirar muita leite, as bombas manuais são mais do que suficiente. Utilizei uma da Chicco como a da foto:

Foi mais do que suficiente, porque como não tirava leite para armazenar, se não só quando ficava encaroçado então foi mais uma ajuda do que uma necessidade.

Falando em encaroçamento do leite, tive umas 3 situações onde ficou tão rijo que doía e o pior é que o leite não sai bem assim. O melhor para fazer neste caso:


Colocar panos de água quente (o mais quente que se suportar) directamente na zona encaroçada e intercalar com massagem circulares durante pelo menos meia hora, e com ajuda da bomba ir tirando o que puder para aliviar a dor. Algumas vezes o bebe ao mamar tira o caroço mas nem sempre é suficiente. 





 As imagens apresentam como se deve massagear para desempedrar o leite, na segunda imagem é como é feita a extracção manual, que admito, nunca consegui fazer, por isso usava a bomba.

O sutiã de amamentação é útil quando sai-se de casa, não é necessário comprar muitos.


Os discos de lactância para não molhar a ropa são muito úteis, existem uns da Johnson's que contem 30 (15 pares) e custam por volta de 5€







Sem comentários:

Enviar um comentário