quarta-feira, 16 de março de 2016

A comunicação dos bebés


Os bebés encontram muitas formas para comunicar-se, com gestos, sons, movimentos das mãos, caretas... Tudo isto para poder demonstrar o que querem.

Já desde o nascimento os bebés comunicam-se com o choro e com certos grunhidos, que vão variando conforme o seu ánimo, estes sons iniciais são o começo do que virá a ser a sua linguagem.

Falar com os recém-nascidos, ajuda a estimular a repetição e imitação dos sons. Tudo o que ele ouvir, será útil tanto para ir percebendo a sua língua, como para fazer repetições.

Dos 0 aos 6 meses o bebé começará a emitir os primeiros sons repetidos, que podem ir desde letras como d, g, p. Até sílabas pequenas: ma, pa, da, gu.

Dos 6 aos 9 meses, os sons começam a ser mais claros e as sílabas a serem repetidas em diferentes tons: mama, dada, papa, gugu. É claro que estas palavras poderá parecer que se estão a referir a pessoas, mas não existe relação.

Dos 9 aos 12 meses, já são capazes de comunicar com pequenas palavras ou sons o que querem e responder a ordens e ao seu nome quando é chamado.

Dos 12 aos 18 meses, o bebé começará a repetir as palavras que ouve, e será capaz de realizar pequenas conversas, embora que ainda imperfeitas, serão percebidas pelos pais.

Dos 18 aos 24 meses, o vocabulário começa a se extender, são capazes de misturar palavras com sentido lógico, conhecem o seu nome e as coisas comuns que usam dia a dia. 

Cada bebé possúe um tempo de aprendizagem único, embora há certos sinais que podem indicar atrasos ou trastornos da linguagem:

- Dos 0 aos 6 meses: o bebé não balbucea ou faz sons.
- Dos 18 aos 24: quando não respondem ao que lhe é perguntado, e não apresentam interesse em se comunicar, só fazem sons curtos (ma, pa, da)
- Aos 24 meses: Não repetem o que ouvem e não mostram interesse em fazê-lo

Sem comentários:

Enviar um comentário