sexta-feira, 18 de março de 2016

Primeiro mês de vida


Para comemorar o primeiro mês do Blog, achei engraçado que cada mês falemos sobre as características dos bebés no respectivo mês, é por isso que, hoje será o Primeiro.

Antes de falar nas características e tudo o que acontece, vou contar-vos a minha experiência.

Logo que o bebé nasce o nosso instinto de protecção aumenta e com isto os nossos medos. Ao ver o meu bebé tão pequenino e frágil, fiquei com aquele sentimento de se seria capaz de satisfazer todas as suas necessidades, admito que nunca tive contacto com bebés devido a que sou a mais nova da família.

Quando somos mães de primeira viagem tudo é completamente novo, mas parece que dentro de nós existe qualquer manual de instruções que nasce junto com o bebé e que começamos a fazer as coisas com tal naturalidade que até é de admirar.

Ao chegar a casa, é que dei-me de conta quanto muda a nossa vida, porque esse bebé pequenito depende de ti incondicionalmente, tu passas a ser seu alimento literalmente, seu apoio, sua ajuda, seu tudo. É como viver duas vidas na de um mesmo.

A experiência do primeiro mês é mistura de alegrias, surpresas, medos, confusões, inseguranças. É uma festa de hormonas alteradas!. Digo isto porque eu passei pelo Baby blues. Aquela mudança de ánimo repentina, num minuto estas rindo no próximo estas chorando sem razão. Mas, felizmente, esta loucura do humor passa e parece que na nossa cabeça tudo se assenta e cria mos a nossa nova rotina junto com o nosso bebé.

Algo que sempre me marcou foi os momentos que dava de amamentar ao meu filho, embora no começo sentisse dor quando ele mamava logo após uma sensação de conforto e amor passava por mim, era um momento único de união e paz. Todas as dores que tive do pos parto parece que as esquecia nesses momentos. 

É normal que no inicio precisemos de ajuda, aceite-a, toda a que receber. O primeiro mês é o de maior adaptação, são 4 semanas totalmente novas tanto para si como para o bebé, que passou de um ambiente fechado e quente, para um muito maior e frío, por isso, aconchegue-o, envolva-o numa mantinha, os bebés pequenos não gostam sentir-se muito soltos.


Se estiver a dar aleitamento materno, ofereça quando ele pedir à livre demanda, ou se preferir cada 3-4 horas, assim ajudará também a fazer a digestão. Há que ter em conta que o estómago dos bebés recém-nascidos é muito pequeno, por isso irão comer com muita frequência e provavelmente dar-se-á a Apojadura ou a descida do leite, onde pela demanda do bebé iremos produzir mais leite.


O choro do bebé no início faz-nos muita confusão, porque não sabemos o que poderá ser. Normalmente faz-se um descarte entre: fome, sono, frio ou calor, fralda suja, doença ou simplesmente vontade de aconchego.

Em relação à amamentação, no início será uma sensação diferente, que nos vamos habituando a medida que passam os días, cá no blog temos uma GUIA DA AMAMENTAÇÃO que pode ser muito útil.

O sono, será algo que ficará completamente diferente, teremos de acordar várias vezes durante a madrugada para dar de amamentar o bebé. Normalmente os recém nascidos dormem por volta de 2 -3 horas de cada vez. Tentar não acostumar ao bebé a adormecer na mama, porque posteriormente só irá querer adormecer assim.

Os recém-nascidos são muito sensíveis ao frío, há que ter em conta que dentro da barriga estavam a 37ºC, por isso, temos de vestí-los bem protegidos, normalmente mais uma peça de roupa da que nós vestimos. Ter em atenção que também o exceso de roupa pode-lhe produzir desconforto e calor, isso o reparamos quando têm as bochechas muito vermelhas e choram.

Um bebé de um mês irá sujar por volta de 6-8 fraldas por día, tendo em conta que cada mamada, cada fralda suja. No blog temos um tópico de COMO MUDAR CORRECTAMENTE A FRALDA.

Se o nosso bebé estiver doente com febre poderemos usar o benuron em supositório de 125mg em casos de SOS, consultar com o pediatra.

E falando em pediatra, a primeira consulta será por volta das 2 semanas de vida, onde irá avaliar o bebé e a relação dos pais com o mesmo.

Num mês o bebé deverá engordar por volta de 600 a 800g e crescer por volta de 3 a 5 cm


Curiosidades do bebé com 1 mês de idade:
- A cabeça ainda precisa de ser segurada, o pescoço não tem suficiente força para se manter erguida.
- O chuchar ajuda ao bebé a acalmar-se
- Os bebés pequenos gostam de ouvir música 
- Os olhos começaram a seguir os objetos 

Feliz primeiro mês!!

Sem comentários:

Enviar um comentário