terça-feira, 8 de março de 2016

A luta contra o sono


Os bebés dão sinais de quando estão cansados, como bocejar, coçar os olhos e as orelhas...Se nessa altura não os pusermos a dormir, provavelmente começará a luta contra o sono.

O que é a luta contra o sono?

É quando o bebé não consegue adormecer sozinho e vai ficando cada vez mais sobre excitado

Não é que o bebé não queira dormir porque assim o decidiu, é simplesmente porque ainda não consegue reconhecer que esses sinais são para ele dormir, e como não consegue fazê-lo sozinho, pede "ajuda" chorando, mexendo os braços e as pernas, como dizendo: O que é isto que estou a sentir e cada vez fica pior?, é a exaustão.

Quando os bebés não adormecem na "hora certa", vão ficando mais e mais excitados, impedindo o adormecer e vai-se tornando cada vez mais difícil.

Por tanto, quando o bebé se encontra já na tal luta contra o sono, o melhor é acalmá-lo, não estimula-lo com brincadeiras nem jogos e reduzir a luz.

A quantidade de luz que os nossos olhos recebem no dia, são os que ajudam a estimular a produção da chamada "hormona do sono", por isso quando é a noite, esta hormona é segredada e os seus altos níveis no sangue ajudam-nos a adormecer. Tudo isto contribui a regulação do relógio biológico.

Nos bebés devemos ensinar a regular tal relógio biológico, é um processo de paciência, perseverancia e constância.




Sem comentários:

Enviar um comentário