segunda-feira, 14 de março de 2016

AMAMENTAÇÃO 1: Quando começa a pré-produção do leite?


A partir do segundo trimestre da gravidez, a prolactina e o lactogênio, hormônios encarregados na produção do leite, aumentam até 20 vezes à sua actividade no organismo, preparando-o para a altura do parto.

Esta actividade consiste no aumento do tamanho dos canais ou ductos lactíferos e formação de ductos menores, por onde irá passar o leite até o mamilo. E no estímulo dos alvéolos onde será produzido o mesmo.



Porque a mãe não segrega leite antes do bebé nascer? Porque a alta taxa de estrogênio presente no organismo da mesma impede a libertação do leite. Só após o nascimento é que esta taxa baixa e o leite pode sair. É por isto que se o bebé é prematuro, a mulher pode amamentá-lo, já que todo o sistema da produção do leite começa desde o inicio do segundo trimestre da gravidez.

Durante a gravidez se produzem mudanças nas glándulas mamarias, como sinal de todo este processo que esta acontecer no corpo. Essas mudanças são: mamilos escuros, areolas maiores, aumento do tamanho da mama e pequenas bolinhas (tubérculos de montgomery) ao redor da aréola, que durante a amamentação irão ajudar a lubrificar e limpar a zona.

Sem comentários:

Enviar um comentário