quinta-feira, 17 de março de 2016

Plagiocefalia

Como falamos ontem dos ossos da cabeça do bebé, é possível produzirem-se deformidades na hora em que os ossos começam a se fusionar. Esta deformidade chama-se plagiocefalia 

A plagiocefalia é uma palavra que se formou da junção dos termos gregos, Plagio que significa oblicuo e cefalia que significa cabeça.

Se voltamos a imagem em que explicamos os ossos da cabeça do bebé, podemos entender como esta deformidade acontece. E é então quando os ossos parietais ou o osso occipital se une prematuramente através das suturas lambdoides ou a sutura coronal a um dos lados da cabeça, dando-lhe uma forma oblicua

Alguns bebés nascem com a cabeça com forma de paralelogramo, isto se deve a posição que ele podía ter tido dentro do útero da mãe ou por algum torcicolo posicional. Nos primeiros 10 meses de vida do bebé, e graças a que a fontanela anterior demora a fechar-se ajuda a re-posicionar os osso novamente dando-lhes uma forma redonda.

Quando isto não acontece, pode ser possível a utilização de uma órtese craniana, comummente conhecida como capacete. Deve ser usado entre os 4 e os 18 meses de idade. 


Sem comentários:

Enviar um comentário