quinta-feira, 28 de abril de 2016
A febre nos bebés, o que se deve saber?
A febre é algo que produz desespero, sobretudo quando não sabemos a que se deve. Nestes momentos é preciso medir frequentemente a temperatura e ter a mão a medicação que tenha sido indicada pelo pediatra ou o contacto do mesmo.
Há vários factores que se devem saber em relação à febre:
1. É considerado estado febril a partir dos 37,5ºC medido debaixo do braço.
2. A febre pode ter vários motivos, entre eles:
- Febre viral: causada por um virus, como a gripe, que normalmente passa em 3 dias e não necessita antibióticos
- Febre bacteriana: causada por bacterias e pode-se extender por mais dias, podem ser otites, faringites, laringites, amigdalites, entre outros. Deve ser medicado com antibióticos.
- Febre por reacções medicamentosas: causada por vacinas, normalmente passa após administração de um antipirético ou antitérmico como o benuron.
- Outros tipos de febres: causadas por traumatismos, reacções alimentares, devem ser recorrido ao pediatra o mais rápido possível.
3. Febre em bebés com menos de 3 meses são preocupantes e devem ser supervisionadas por médicos para realizar análises e descartar meningites e outras infecções. Não auto medique o bebé
4. A febre produz desidratação, convém dar muitos líquidos ao bebé, se ainda estiver a mamar, devemos aumentar a frequência das mamadas.
5. É preciso eliminar o que causa a febre, não só baixar a temperatura, que básicamente é uma consequência do virus, infecção ou problema que se tem no corpo.
6. A febre é uma resposta do sistema imunitário em defesa do organismo contra o agressor, quando o corpo tem febre quer dizer que esta a funcionar bem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário